Jugo desigual? O que o pastor tem a dizer sobre isso...

 

Nossa declaração de fé, nos ajuda a responder esta pergunta segundo o costume que temos em todas as igrejas Batista da Provisão.

U cristão pode namorar uma pessoa não cristã?

A RESPOSTA SEGUNDO A BÍBLIA É NÃO. Nem no novo nem no antigo testamento. Basta ler as alianças do povo de Deus com povos de outras religiões. O Deus Único e da Bíblia é exclusivista. A Bíblia não recomenda o namoro entre um cristão protestante e um não cristão protestante. Temos liberdade para escolher mas um relacionamento com uma pessoa com crenças diferentes normalmente traz problemas. Deus deve estar sempre no centro de um relacionamento. Futuramente as diferenças sempre aparecem.

O que a Bíblia diz sobre a associação com descrentes? 1 Coríntios 7:12-15 recomenda quem já está casado com um não cristão a não se separar. O casamento é uma coisa séria e os filhos precisam dos dois pais. Se o cônjuge não cristão não tem problema com a religião do cristão, então devem ficar juntos. No entanto, antes de casar é muito melhor evitar um relacionamento com um descrente (Descrente na bíblia é todo aquele(a) que não professa a mesma fé cristã que professamos). 2 Coríntios 6:14-15 avisa do problema de nos unirmos em compromisso com quem não é cristão protestante. Quem é crente tem valores diferentes, que nem sempre são compatíveis com outras crenças, religiões e ideologias. Isso vai causar problemas no casamento. O namoro de cristão(a) deve ser sempre seguido e proposto a pensar no casamento.

O namoro pode servir para evangelizar um descrente ou de fé diferente?

NÃO. ABSOLUTAMENTE NÃO. O propósito de um namoro nunca deve ser mudar a outra pessoa. Muitas pessoas ficam presas em relacionamentos abusivos e sem amor só pela esperança de levar o outro a Jesus. Mas a Bíblia avisa: você nunca pode ter certeza de conseguir (1 Coríntios 7:16). Há muitos casos de pessoas casadas durante muitos anos e o cônjuge descrente nunca se converteu. Você não pode salvar ninguém, só Deus salva. É melhor falar de Jesus sem se envolver em namoro anti-bíblico.

E se a pessoa me aceitar, sem colocar obstáculos à minha fé?

Isso é muito bom, bom mesmo, mas ainda assim é um julgo desigual. E melhor tomar muito cuidado antes de decidir. Essa pessoa concorda com a noção bíblica de namoro? Sabe a importância do casamento? Aceita as normas de sua igreja? Vai a igreja com você ou você que tem de ir a dela? Aceita que Deus vai ser sempre o número 1 em sua vida? Isso vem mesmo de Deus?

Um conselho: Procure sempre o aconselhamento de um pastor ou líder que conheça você antes de entrar em um namoro. Ou em julgo desigual com pessoas de fé diferente da sua fé em JESUS. Se possível, leve seu “pretendente” consigo. Caso haja mesmo interesse em saber a verdade das escrituras.

Mais e se depois de casar ele ou ela se converter?

Em mais de duas décadas ensinando a Palavra de Deus, nunca presenciei tal acontecimento. Porém já fui testemunha de muitos que abandonaram a fé. Outra coisa e quando vierem os filhos. Casa dividida novamente. Primeiro namoro dividido, depois do casamento a CASA estará dividida. Até a ponto de já eu, presenciar após o casamento de pessoas em julgo desigual, o cônjuge que não era de fé protestante, tirar o outro da igreja. Isso já começa nos dias normais de namoro. A pessoa já passa a ser veranista na igreja, pois o namoro toma o lugar de primazia, em vez de ser o culto.

Sem contar o desrespeito a pessoa do crente com relação as práticas sexuais. O crente é TEMPLO DO ESPIRITO SANTO. Agora eu fico meio sem saber como um TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, terá livre escolha de pensamentos e vontades se unindo em uma só carne com que não é um templo do Espirito Santo. Porém…

há sempre daqueles cristãos protestante que não concordam, não querem escutar conselho, então só resta escutar depois.. COITADO.

Pr. Adélcio Ferreira.

Leia Também: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/devocionaispalavra-pastoral/o-jugo-desigual.html

 

 

 

 

Enviar comentário

voltar para Estudos em vídeo

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||