Filhos por adoção

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, (Aba; no original, Pai) Pai (Romanos 8:15).

O termo grego para adoção, usado pelo apostolo Paulo, é HUIOTHESIA, que significa uma pessoa ser recebida na família e ser legitimamente reconhecida com todos os direitos de um filho herdeiro. O que foi adotado passa a ser filho legítimo, sob o ponto de vista legal. Agora em termos teológicos podemos dizer que a adoção e o ato livre da graça de Deus pelo qual depois da justificação e renovados pela fé me Cristo Deus nos torna seus filhos. Somos assim recebidos na família de Deus , feitos não somente seus filhos mas também herdeiros com Cristo. Veja o que a bíblia diz: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados (Rm 8:17). A saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho (Ef 3:6).

Ser filhos de Deus

Existem duas maneiras pelas quais a Bíblia trata o nosso relacionamento com Deus em termos de filiação. Como nascidos de novo, regenerados, e como adotados.

Filhos por regeneração:

Acontece quando ao cremos em Jesus como nosso Salvador e o recebemos em nosso coração, o Espírito Santo age pela Palavra e a faz produzir no homem uma nova criatura, com uma nova natureza, uma natureza segundo Deus.  Vejamos na Palavra de Deus: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus ( Jo 1.12-13). E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5.17)

Filhos por adoção: Esta é a outra maneira que Deus nos recebe como filhos, por adoção. Vejamos os significados espirituais do termo:

Aplicado a Israel: São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas (Rm 9.4). O vocábulo é usado no sentido espiritual de haver Deus adotado aquela nação.  É neste sentido que o apostolo Paulo discorre sobre o povo escolhido até o capítulo onze.

Aplicado aos crentes:

Quando somos adotados por Deus recebemos uma nova posição em relação a Deus. Esta relação se torna agora a relação entre Pai e filhos. A Bíblia diz: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus (Gl 3: 26). Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 João 3:2).Portanto entenda que a adoção te faz legitimo filho de Deus. Com direto a todas as promessas de Deus para sua vida. É bem certo que algumas promessas do antigo testamento são exclusivas a Israel. Como povo eleito também por Deus e se aplica a eles, mais isso não desconsidera a grande participação que temos nas maravilhosas bênçãos de Deus. Assim sendo a maior delas a nossa Salvação.

A adoção em três tempos

A adoção deve ser entendida em três tempos:

Um tempo passado:

A qual esta inclusa no plano eterno de Deus e revela sua presciência. Vejamos alguns textos:Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29-30). E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:5).

Não quero com este assunto de modo algum ensinar a doutrina da predestinação. Onde se interpreta que Deus destina uns ao inferno e outros ao céu. Não e nada disso que discorremos aqui. E sim a grandeza de Deus em saber os acontecimentos futuros.

Um tempo presente:

Este quando somos salvos. Este sim determinamos o tempo presente da adoção. Pela fé o crente toma posse da benção já planejada por Deus e executada pelo filho Jesus Cristo. A Bíblia diz: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;  porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. ( Gl 3. 26-30).

Um tempo futuro:

O tempo futuro refere-se a glorificação do crente. Quando este tiver o corpo transformado em um corpo incorruptível, na ressurreição. Então assim quero fazer entender que quando somos adotados por Deus, somos conduzidos à verdadeira posição de filhos de Deus. Sem nenhuma falta ou duvida. Creia nisto e nunca tenha uma duvida sequer a este respeito. Veja estas passagens na Bíblia para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos (Gl 4:5).

nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1:5) .

serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso (Cr 6:18).

Um relacionamento de filhos:

Uma vez adotados por Deus, deixamos a velha família e passamos a fazer ou ter parte de uma nova família. Somos agora cidadãos celestiais. Temos uma família     aqui na terra que a nossa parte integral como seres humanos e temos uma família celestial composta por muitos irmãos reunidos ao corpo de Cristo em todos os ligares.

Passamos de fato a ser filhos de Deus ainda que a aparência física não o demonstre. Somos participantes de maneira integral da família de Deus. A realidade espiritual e incontestável. A Palavra do Senhor nos diz: Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1Jo 3.2).

O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16).

Alguns resultados da adoção devem ser observados:

Somos libertos da escravidão da lei:

A lei escraviza e traz temor. Quando recebemos a adoção , acaba a escravidão e o medo. Passamos de desgarrados a filhos de Deus. Somos livres em Cristo portanto nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus. Por meio dEle somos reconciliados e tratados na condição de filhos de Deus. A Bíblia nos diz: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8. 1-4).

Somos feitos herdeiros de Deus:

Deus é um Pai formidável e dono de insondáveis riquezas.nós temos um conhecimento muito limitado de tudo aquilo uqe Deus tem para nós.Mais e nosso direito tomar posse de tudo aquilo que o Senhor nos oferece gratuitamente.Segundo muitos estudiosos da Bíblia ela contem mais de três mil promessas de bênçãos pra nós, os filhos de Deus. Somos co-herdeiros com cristo de todas elas. por isso tomemos posse de tudo o que é nosso.Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!(Rm 11.32)
 

Se você aceitou Jesus como seu salvador pessoal e Senhor com certeza muita coisa já mudou em sua vida. Uma delas e que você foi recebido como filho de Deus. No sentido verdadeiro da Palavra quero dizer que você é um filho de Deus agora. O espírito de Deus te guiará a toda verdade que esta na Palavra de Deus para que você possa tomar posse de tudo que Jesus conquistou para você na cruz do calvário. Através de sua morte e ressurreição. Em Cristo você é mais que vencedor.

Querendo maiores explicações sobre site assunto entre em contato conosco através do site. Use link fale conosco.

Deus abençoe

Pr. Adelcio Ferreira

Imprimir Artigo PDF

Enviar comentário

voltar para Estudos

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||