Igreja / Templos... é bíblico

Muitas pessoas tem nos perguntado hoje em dia se realmente precisamos de templos para nos reunir, ou se é correto reunir de casa em casa sem haver o sistema de denominações, e também autoridades eclesiásticas (Ex. pastores, lideres, mestres etc). Por um lado é certo que estas dúvidas venham a surgir, por que há muita discussão e até contendas a respeito das doutrinas Bíblicas hoje em dia. E bom que haja isso, pois pode ser um sinal de que muitos estão lendo a Bíblia. Mais por outro lado é mal. Nem todos estão interpretando corretamente as escrituras. Creio que o Mestre nas escrituras o Espírito Santo poderá nos ajudar neste assunto; por isso precisamos de total dependência do mesmo para realizar tal tarefa. Pois após pesquisar em alguns sites que fazem menção sobre o erro de se reunir em igrejas e denominações hoje em dia; pude analisar uma coisa. O fundamento é alguma postagem de certa pessoa diferente do administrador do site que denuncia esta forma de se reunir. O administrador do site postou tal informação por que tem tal procedência dentro do cristianismo. Não quero com isso dizer que todos estão assim. Faço questão de frisar que os sites que pesquisei sobre tal argumento, tem sempre por base alguém que traz tal argumento de terceiros e não propriamente o administrador do mesmo. São bases que podemos refutá-las; ainda que sejam de tais pessoas que por autoria citaram a Bíblia. Por que vou postar esta mensagem aqui? Por que vejo que muitas pessoas estão se guiando pela internet. E com isso muitos erros doutrinários causam confusão na mente dos cristãos. A Bíblia deve ser nossa regra de fé. E se por um lado alguns que estão revoltados com suas denominações, ou pastores se apoiam na Bíblia para dizer que não precisa de pastor ou denominação para congregar, quero aqui usar a Bíblia como defesa das igrejas sérias que estão pregando a Palavra e seguindo o ide de Jesus. Assim você que tem nos acompanhado em nosso site não ficara mais confuso. Pois como digo a cada pessoa que me faz alguma pergunta sobre determinado assunto no site, eu digo: Você leu a pagina EM QUE CREMOS? Por que muitos assuntos devem ser abordados dentro de nossa regra de Fé e prática. Se você não crê como eu creio em vão será a nossa discussão sobre determinado assunto. Portando se ainda não leu nossa regra de fé e pratica te aconselho a ler e depois continuar lendo este estudo.

Bom; vamos as escrituras tratar deste assunto que é tão polêmico nestes dias.

Afinal igreja (templo) é Bíblico ou não.

No Antigo Testamento

Se olharmos para a palavra de Deus vamos ver em primeira questão a reunião do povo de Deus no antigo testamento, após o Senhor ter declarado Israel como nação para mostrar ao mundo seu poder. Qual era a forma de reunião deste povo? Em lares ou Templos? Não quero com isso denominar um prédio de tijolos mais importante do que o Senhor que ali vem habitar quando é invocado e adorado. Isto é ilógico creio em Cristo como absoluto Senhor de todos nós e conheço bem a palavra que Jesus disse: Mateus 12:6 – “Aqui está quem é maior que o templo.” I Pedro 2:5 – “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”

A Bíblia nos informa que Deus mandou o povo fazer um lugar (Templo) (Tabernáculo) para adorá-lo.

(Êxodo 25:9) Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

(Êxodo 40:33)Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra.

(Zac 3:7) Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui.

(Isa 62:9) Mas os que o ajuntarem o comerão, e louvarão ao Senhor; e os que o colherem beberão nos átrios do meu santuário

Moisés construiu o local para adoração ou reunião para louvar o Senhor. Neste lugar havia também um átrio, ou seja, um lugar onde qualquer israelita poderia entrar, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernáculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur. (O Dia da Expiação).

Além do lugar de adoração Deus também instituiu no antigo testamento cargos específicos para oficiantes (homens) consagrados por Ele para o serviço. Alguns hoje em dia dizem como Miriã; e afirmam que não precisam de pastores e lideres etc. Afirmam que Jesus e o líder que dirige a reunião deles. Isto e claramente visível na Bíblia. Jesus e Líder absoluto em sua igreja. Veremos mais sobre isso adiante. Mais Deus constituiu lideres em submissão a Ele para o aperfeiçoamento dos santos na igreja. Assim como no antigo testamento tinha os sacerdotes para ministrar e ensinar no templo.

(Levítico 8:10) Então, Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o santificou.

(Números 1:50) Mas, tu, põe os levitas sobre o tabernáculo do Testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo

Este Tabernáculo mais tarde se tornou um templo de adoração com lugar especifico em Jerusalém. Logo depois foi também questionado por Deus como objeto de adoração. O povo começou adorar o templo e não a Deus. Este sim; é um grande mal que nos cometemos hoje também. Independente de se pertencer a uma denominação nos espiritualmente pertencemos a Deus.

Significado desta primeira parte

A palavra Templo (Edifício) construído no monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Javé em Israel. Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônios em 586 a.C. (2Rs 25.8-17). O Templo propriamente dito media 27 m de comprimento por 9 de largura por 13,5 de altura. Estava dividido em duas partes: o Santíssimo Lugar (Santo dos Santos), que media 9 m de comprimento, e o Santo Lugar, que media 18 m. Encostados nos lados e nos fundos do Templo, havia três andares de salas destinadas a alojar os sacerdotes e servir como depósito de ofertas e de objetos. Na frente havia um PÓRTICO, onde se encontravam duas colunas. No Santíssimo Lugar, onde só o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, ficava a ARCA DA ALIANÇA, cuja tampa era chamada de PROPICIATÓRIO. No Santo Lugar, onde só entravam os sacerdotes, ficavam o ALTAR de INCENSO, a mesa dos PÃES DA PROPOSIÇÃO e o CANDELABRO. Do lado de fora havia um altar de SACRIFÍCIOS e um grande tanque de bronze com água para a purificação dos sacerdotes. Em volta do altar estava o pátio (ÁTRIO) dos sacerdotes (1Rs 5-7) a BLH tem as medidas em metros). A construção do segundo Templo foi feita por Zorobabel. Começou em 538 a.C. e terminou em 516 a.C., mais ou menos (Ed 6). O terceiro Templo foi ampliado e embelezado por Herodes, o Grande, a partir de 20 a.C. Jesus andou pelos seus pátios (Jo 2.20). As obras só foram concluídas em 64 d.C. Nesse Templo havia quatro pátios: o dos sacerdotes, o dos homens judeus, o das mulheres judias e o dos GENTIOS. No ano 70, contrariando as ordens do general Tito, um soldado romano incendiou o Templo, que nunca mais foi reconstruído. No seu lugar está a mesquita de Al Acsa. O Templo da visão de Ezequiel é diferente dos outros (Ez 40-46).

No Novo Testamento

Templo é o nome genérico dos edifícios destinados ao culto e outras práticas sagradas, em todas as religiões. Desde os primeiros tempos do cristianismo o templo cristão foi chamado de igreja (do grego ekklesia, "reunião" ou "assembléia").

O que denominamos uma igreja.

IGREJA

1) Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16).

2) A totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef 1.22).

3) Também concordo que somos a igreja de Cristo( Cada pessoa) E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, (Colossenses 1:18)

Agora quanto à congregação vamos ver a seguir:

(Templo) (Denominações)

Muitos dizem não precisar de templos, pois afirmam que a Bíblia diz que isso não era feito no inicio do cristianismo. Tem alguns textos que vamos citar onde se discorda desta colocação. E como é conhecido em termos de interpretação se tenho dois ou mais textos a respeito de certo assunto, este assunto é fundamentado como uma verdade Bíblia. Não posso usar um texto isolado e formular uma doutrina, isto seria uma heresia. Pois a Bíblia por si só fala a seu respeito; e é digna da plena verdade, nada além da verdade. Vamos aos textos.

Com relação a Jesus estar no templo.

Curas aconteceram no templo:

Mateus 21:14  E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os.

Jesus ensinava no templo:

Mateus 21:23  E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isso? E quem te deu tal autoridade?

Marcos 12:35  E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é Filho de Davi?

Marcos 14:49  Todos os dias estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes; mas isto é para que as Escrituras se cumpram.

As pessoas iam a Jesus no Templo:

Lucas 21:38  E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir.

João 8:2  E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.

A reunião dos primeiros cristãos no templo:

Atos 2:46  E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Alguns chegam a pegar o final deste versículo e dizer sobre a reunião de casa em casa. Mais aqui vamos fazer um ressalto a esta questão. (Partiam o pão) Esta expressão é derivada do costume judaico já que os crentes primários eram judeus convertidos ao cristianismo. Era um costume judaico de começar a refeição com uma benção, depois da qual se partia em forma cerimonial o pão. Esta frase chegou a ser aplicada à celebração da ceia do senhor (At 2.42 – 20.7,11 - 27.35 – 1Cor 10.16). Então não era uma fonte especifica as casas. Além das casas havia a reunião no templo.

Orações foram feitas também no templo:

Atos 3:1 Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

As pessoas iam aos templos

Mateus 26:55  Então, disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e porretes, para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.

Atos 3:2  E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam

Louvava-se no templo:

Atos 3:8  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

Com isso não quero dizer que devemos somente louvar a Deus em um templo ou denominação. Nossa vida deve ser um louvor a Deus em todos os lugares.

Um anjo do Senhor os mandou ensinarem no Templo:

Atos 5:19-21  Mas , de noite um anjo do senhor abriu as portas do cárcere e conduzido-os para fora lhes disse: Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida. E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho e a todos os anciãos dos filhos de Israel e enviaram servidores ao cárcere, para que de lá os trouxessem.

Com isso não quero incentivar a idolatria a sua igreja(templo) , pois claramente nos é dito na Palavra de Deus que somos o templo do espírito Santo.

1 Coríntios 3:16-17  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

Este estudo e para sabermos que existem sim bases Bíblicas para reuniões em templos, igrejas, prédios ou como queiram chamar.

A Bíblia fala também de um local (endereço) onde estes estavam:

Atos 5.16 – 18- Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.

Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja, prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.

Atos 6.7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.

Estes discípulos tinham uma localização. Tinham um endereço. Eu vejo assim a forma que hoje usamos para nos reunir. Temos um local. Não e por que somos da igreja tal. Mais quando nos é perguntado devemos responder: Somos cristãos, e fazemos parte do corpo de Cristo na denominação tal. Que problema ou erro há nisso. Nenhum segundo a bíblia. Quando você vai se casar por exemplo. Você faz o matrimônio em uma casa ou prefere fazer em uma igreja?

1 Coríntios 14:23  Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura, que estais loucos?

Outros assuntos a se relacionar à igreja (templo):

A constituição de lideranças.

Usar o versículo que Jesus diz. A ninguém chameis pai por que um só e vosso pai.A ninguém chameis vosso mestre por que um só e vosso mestre. (Mt 23.9-10) para se criticar sobre lideranças é um grave erro. Jesus está se referindo a ninguém tomar o lugar do Único Deus digno de ser adorado. Usando somente este versículo para formular doutrina com relação a não precisar de pastores e lideres na igreja torna-se sem efeito qualquer insinuação do tipo quando lemos o restante da Bíblia. Temos que primeiro ver o significado desta palavra na Bíblia.

Vamos usar o termo Mestre e ver o sentido desta palavra.

Mestres são aqueles que ensinam a Palavra de Deus

1) Professor; instrutor (Sl 119.99; Mt 10.24).

2) Título de Jesus, que tinha autoridade ao ensinar (Mc 12.14).

3) Pessoa perita em alguma ciência ou arte (Êx 35.35).

4) Pessoa que se destaca em qualquer coisa (RA Pv 24.8; Ez 21.31).

5) Capitão (Jn 1.6).

O próprio Jesus se referiu a Nicodemos como mestre:

João 3:10  Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

João Batista também foi chamado de mestre:

João 3:26  E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro.

Gamaliel também trazia consigo este titulo:

Atos 5:34  Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco,

O apóstolo Paulo tomou para si este titulo:

1 Timóteo 2:7  Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade

2 Timóteo 1:11  para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre

E bom avaliarmos os conceitos de cristianismo que estão querendo impor na igreja de hoje. Onde cada qual faz o que bem entende. Sem que haja liderança capacitada por Deus. Usar argumentos isolados para atitudes individualistas seria errar mais uma vez. Deus quer seu povo com ordem e decência. Para isto Paulo diz que Ele (Jesus) mesmo ordenou os ministérios à igreja.

Efésios 4.11-16 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Paulo se referiu a quem tinha estes títulos:

1Timoteo 3.1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

1 Timoteo 4.12-14 Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.Até à minha chegada, aplica-te à leitura, (leitura: leitura pública das Escrituras) à exortação, ao ensino.Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

Hebreus 13. 24  Saudai todos os vossos guias, bem como todos os santos. Os da Itália vos saúdam.

Estaria Paulo contra a palavra de Deus?

E ainda recomenda:

Hebreus 13.17 - Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

A igreja primitiva teve necessidade de ministérios dentro dela:

Efésios 4.11-16 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Diáconos, Dirigentes:

Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13).

Atos 6.1-3 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço;

Filipenses 1:1  Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,

1 Timóteo 3:8  Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância.

Presbíteros, pastores, Bispos:

Líder da igreja. Os presbíteros se dedicavam à direção das igrejas, ao ensino da doutrina cristã e à pregação do evangelho. A palavra grega presbyteros quer dizer "ANCIÃO", mas era usada para os líderes cristãos sem referência à sua idade. Nos tempos do NT os presbíteros também eram chamados de BISPOS (At 20.17,28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9).Mais esta palavra também e aplicada aqueles que pastoreiam as igrejas. Isso vale de cada questão a ser discutida e assim praticada. Já que a questão pode ser estabelecida de acordo com a necessidade de cada igreja. Pastor, bispo, presbítero isso não quer dizer que seja Glória para ninguém e sim o serviço que cada um vai prestar na igreja.

1Pedro 5.2 - pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 

Atos 11:30  o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.

Atos 14:23  E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

Atos 15:2  Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão.

Atos 15:4  Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.

Atos 15:6  Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão.

Atos 15:22  Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,

Atos 15:23  escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, (Antioquia: capital da Síria) Síria e Cilícia, saudações.

Atos 16:4  Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos, para que as observassem, as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém.

Atos 20:17  De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja.

Atos 21:18  No dia seguinte, Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros se reuniram.

1 Timóteo 5:17  Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.

Tito 1:5  Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

1 Pedro 5:1  Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

Portanto aqui deixo alguns versículos para meditação dos irmãos. Pois muitos se encontram confusos com relação a ir ou não ir à igreja. A igreja é uma bênção na vida de todos nós. Nossos lideres pessoas sujeitas aos mesmos erros que nós.Tanto é  que não podemos pensar que se um juiz erra em seu julgamento devo eu não mais obedecer as leis?

Por isso meus amados irmãos não quero com este artigo enfatizar a adoração ou idolatrar o templo. Mais sim mostrar na Palavra que tais assuntos onde se diz não ter este princípio no cristianismo é loucura.

E certo que depois com as perseguições este conceito de templo foi praticamente extinto, por que não podiam ter liberdade em seus cultos a Deus. Hoje temos esta liberdade de cultuar ao Senhor em nosso País. Por que não fazê-lo em templos. A Bíblia ela nos dá base de sobra para isto. O diabo tem se levantado para que possamos ter dias difíceis como no livro de Juízes. Onde cada qual fazia o que bem queria. O nosso inimigo é astuto e procura de todas as formas nos enganar. Se você esta na sua igreja (denominação), tem seu pastor e esta recebendo a Palavra de Deus esteja contente com isso. Glorifique ao Senhor. Ajude seu pastor, obreiro diácono, ou como você quiser chamar.E que Deus nos dê graça para abrir mais e mais templos onde se possa pregar e ensinar a Palavra de Deus.

A Bíblia nos diz:

Hebreus 10.25 - Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Este é um pequeno esboço sobre a igreja (templo) na Bíblia.

Espero ter te ajudado.

Deus te abençoe.

 Pr. Adelcio Ferreira

Imprimir Artigo PDF

Enviar comentário

voltar para Estudos

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||