Quer um conselho, ou uma opinião?

Quer um conselho, ou uma opinião?

Conselho e Opinião! Qual você tem procurado para sua vida cristã? É muito importante entendermos a diferença destas palavras, conselho e opinião. Vejamos cada uma:

1. CONSELHO.

Definição da palavra conselho:

Opinião que se emite sobre o que convém fazer; parecer; sugestão;proposta;prudência; tino; juízo.

A  origem etimológica da palavra conselho, é  o Latim CONSILIUM, “ plano”, de CONSULTARE, “perguntar, refletir, considerar maduramente”. 

Existe uma diferença entre opinião ,a Palavra de Deus Q e o Conselho. Toda a palavra de Deus é absoluta, inquestionável e todo os conselhos e opiniões são relativos, e podem ser questionados.

Porém, o Conselho pode vir de duas maneiras:

 1ª) Pode vir de um homem/mulher de Deus, através de sua vivencia e sabedoria adquirida na presença de Deus.

Onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito.Pv 15.22

 2ª) Pode também proceder de pessoas que não conhecem a Deus falando/aconselhando  claramente através de experiência de vida. Geralmente este tipo de conselho começa assim: se eu fosse você...

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,Salmos 1:1

Existe a responsabilidade do que dá o conselho, pois não pode dizer simplesmente o que lhe vem à mente, mas sim o que buscou na presença do Senhor, ou o que tiver como palavra de conhecimento do Senhor na hora/ou momento de aconselhar. Portanto, é fundamental que ore antes de falar qualquer conselho ao seu irmão/imã e/ou pessoa, que busca resposta a algo que precisa/necessita diante do Senhor. E, depois de orar, ou pedir a ajuda do Espirito santo, ai sim, dê o conselho.

Existe a parte de  quem pediu o conselho, ele tem e precisa saber se realmente quer um conselho, ou se quer a conformidade de alguém (líder,pastor, bispo etc) para com aquilo que deseja fazer. Independente de ser correto ou não. Da parte do conselheiro este precisa estar (o conselheiro) em comunhão com  a palavra de Deus, para que o conselho não venha a ser uma sugestão, e sim uma direção de Deus para quem veio buscar o conselho. É fundamental e importante  conhecer de quem  procede o pedido de conselho antes de fazer algum aconselhamento, pois, isso terá implicação direta na  vida e comportamento de outrem. Portanto, discernir de onde procede o pedido de aconselhamento é muito importante, para saber o que irá aconselhar, e como a outra pessoa irá receber seu conselho. Hoje em dia vemos muitos procurando uma sugestão de alguém, não um conselho. Pois já chegam com opinião formada acerca do que desejam  e já estão fazendo , sem se importarem se  é certo ou errado.  Vemos o exemplo de Israel quando pediu a Jeremias buscar o conselho do Senhor. O coração deles já estava voltado para o Egito, mais disseram a Jeremias: O que o senhor disser faremos: Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus.Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos,Jeremias 42:5-6. Porém o povo não obedeceu uma só palavra de conselho do profeta. Desceram ao Egito.

Existe algumas  áreas que devemos aqui alertar, estas sempre estarão necessitando/buscando aconselhamento pastoral :trabalho,namoro,  estudo, finanças, negócios, casamento, etc.

Nestas áreas podemos aconselhar e o conselho é relativo e pode ser desobedecido.

A conseqüência será a colheita feita pela decisão que a pessoa tomou, quando não recebeu como direção para sua vida o conselho. Já disse o pastor Hernandes dias lopes, que se alguém não ouve conselho, escuta coitado.

2. OPINIÃO.

Aqui está algo para compreendermos melhor, pois alguns tem recebido a opinião como conselho. Primeiro vamos ver a diferença de uma palavra para outra.

Na Filosofia de Parmênides, opinião (doxa, (do grego δόξα, doxa, « opinião », « conjectura ») é a ideia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento tido como verdadeiro.

Qual a origem da palavra opinião?

Ela vem do Latim OPINIO, “conjetura, o que a gente pensa, crença”, de OPINARI, “pensar, supor, julgar”.

Não podemos confundir  conselho com opinião. Uma vez que vemos na ideia religiosa significa o que a gente pensa a cerca de/ ou de outrem, precisamos ter cuidado. Uma vez que a bíblia nos ensina que nosso pensamentos são menores que o de Deus, precisamos estar alerta. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.Isaías 55:9. Geralmente quem busca opinião , rejeita o conselho, pois sempre já esta com algo pronto em sua mente, ou as vezes quer só tirar um elogio de outro, ou ate ver o que as pessoas acham do que ele/ela esta fazendo. Necessitam só de uma opinião, porém já estão bem definidos naquilo que são, querem ser ou desejam fazer. Uma opinião a mais ou a menos não vai fazer diferença.

Hoje em dia se faz saber de todos os modos a opinião dos outros. Tem gente que gosta de fazer a vida alheia a pauta principal de seus assuntos. Gosta de omitir opinião em todos os problemas da humanidade. Propõe soluções, articula, aconselha , etc.

Porém respeitar as opiniões do outro,em qualquer aspecto e situação,é uma das maiores virtudes que um ser humano poder ter. uma vez , que para mim(pastor Adélcio) opinião é diferente de conselho, penso que cada um vive como quer viver.As pessoas são diferentes,agem diferente pensam diferente, tem decisões  relacionadas a tudo , varias vezes ao dia.

Quando se trata de um conselho, ai a situação é outra, a pessoa esta entre a cruz e a espada.

Aquilo que as pessoas pensam sobre nós varia muito, dependendo de suas motivações e do que ouvem a nosso respeito. Somos elogiados e honrados por uns, insultados e odiados por outros. Mas, enquanto vivermos de acordo com os princípios bíblicos, teremos todos os motivos para viver feliz e em paz. A opinião do povo contra Jesus não era correta. Era apenas uma opinião invejosa. Vajamos: Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus. Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Lucas 23:20,21

A diferença entre conselho e opinião: O conselho é, e vem da parte de Deus. Quando se busca um conselho com um homem/mulher de Deus.

A opinião é o que o ser humano pensa a respeito de/ ou alguém. E uma suposição , um ponto de vista. Guardemos em nosso coraçõa esta palavra. E quando precisamos decidir algo, precisamos avaliar o pedido. Se queremos um conselho realmente, ou só mais uma opinião.

O conselho vem do alto, opinião se nivela a nosso conceito de vida terrena.

O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17) Por aceitarmos com gratidão a orientação da Palavra de Deus e de homens/mulheres de Deus  em todas as coisas, ganhamos o favor de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo, perante a orientação do Espirito Santo. Afinal, o  que mais importa é o que Deus pensa a nosso respeito.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.Jeremias 29:11-13

Deus abençoe sua vida e ministério

Pr. Adélcio Ferreira

Imprimir Artigo PDF

Enviar comentário

voltar para Estudos

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||