Ha amigos mais chegados do que um irmão.

Uma das coisas mais belas que a vida nos reserva é a capacidade de fazer e ter amigos. Jesus foi um grande mestre na arte de fazer amigos Ele foi um exemplo. Chamou seus discípulos de amigos, João 15.15. Antes de judas entregá-lo ao seus assassinos ele disse a Judas: Então, aproximando-se rapidamente de Jesus, disse-lhe Judas: Mateus 26.49- 50 “Eu te saúdo, ó Mestre!” E lhe deu um beijo.Jesus, contudo, lhe perguntou: “Amigo, para que vieste?”
O poeta popular canta: “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”. A Bíblia nos ensina: “Em todo tempo ama o amigo e na angustia se faz o irmão”. Entretanto, é preciso muita sabedoria para construir e manter um relacionamento entre amigos no cristianismo , e fora do relacionamento religioso..
Existem tambem daqueles que dizem: Amigo meu é dinheiro no bolso, ja outros amigo somente Jesus.
A falta de senso entre as pessoas e até mesmo a ausência de discernimento tem causado o afastamento entre seres humanos por meio destas duas ultimas declarações. Pessoas desconhecem que a relação do ser humano é completa e sensacional quando este tem amigos com quem possa conversar, compartilhar, brincar, orar, passar momentos de gloria e de tristezas, etc. Amigo é uma joia preciosíssima aos olhos de Deus. E interessante como alguns $$$ mudam pessoas, personalidades, e até grau de amizades. 
E mais interessante ainda é quando se isolam na religiosidade, fazendo de Jesus um mestre de solitários em suas vidas. Jesus nos ensinou o perigo do isolamento , nos mostrando a realidade do reino de Deus. Onde somos família de Deus.

Quero deixar aqui alguns princípios fundamentais para uma grande e preciosa amizade.

1 – Precisamos de sabedoria. 
Sabedoria para entender que na caminhada sempre teremos momentos agradáveis e desagradáveis entre amigos. Tem muita gente valorizando o negativo ao invés de valorizar os momentos positivos. Valorizam coisas e deletam pessoas.

2 – Precisamos valorizar as pessoas que convivem conosco.
Tem muita gente procurando joia preciosa distante do convívio comum. Porém, se olharmos com maturidade e discernimento vamos perceber que ao nosso redor existem pessoas que são verdadeiras jóias preciosas. A Bíblia nos ensina que há amigos mais chegados do que irmãos.O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, há um amigo mais chegado do que um irmão,(Provérbios 18:24).

3- Precisamos fazer amizades e não evitar amigos.
Jesus nos ensina a granjear amigos com nossa riqueza, e não afasta-lo com nossa soberba por causa de ter um dia alguns trocadinhos na mão,Lucas 16:9: “Granjeai amigos com as riquezas da injustiça. Por que riquezas da injustiça... Paulo responde de uma forma bem plausível: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores, (1 Timóteo 6:10).

4 - Jesus meu único amigo? De jeito nenhum, devo ter milhões de amigos.,como já dizia Roberto Carlos em uma de suas canções.

Esta seria a forma mais religiosa de se individualizar , e de certa forma quebrar a cara por nossa própria definição. E muito simples e viável as duas expressões : Amigo é dinheiro no bolso, e Jesus é o meu único amigo, quando estamos distanciados de uma vida em comunhão com Deus. O próprio Deus em sí mesmo é 3 pessoas. Quando criou Adão disse: E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora (companheira - amiga) idônea para ele, Gênesis 2:18. Então não é difícil entender uma pessoa desprezada, ou ausente de felicidades e alegrias entre amigos. E fácil perceber uma pessoa tomada pelo ego-centrismo. Basta ouvir seus argumentos acerca da vida e da sobrevivência do individuo, ser humano.Sempre esta pessoa ira se expressar como quem está acima. ela só confia em si mesma, se acha acima da media. porem no fundo de seu coração impera a soberba e o orgulho que um dia afastou o homem de Deus e hoje afasta os melhores amigos.

Que Deus nos abençoe e nos conceda a graça de fazer e conservar amizades verdadeiras. Jóias preciosas que convivem conosco no dia a dia, e as vezes até de longe. Procure descobrir e perceber o lado positivo dessa verdade contida nas escrituras e certamente você será feliz, menos amargo(a), menos depressivo(a), menos angustiado(a). Por que não ha coisa pior do que ter só um amigo, acredito eu. E ainda mais se este amigo for só imaginário, e se nossa amizade não for fiel a ele. Isso acredito , é coisa de criança. Adultos cultivam verdadeiras amizades. Louvado seja Deus, eu tenho, e continuarei fazendo grandes amigos, pois esta é a vontade de meu Senhor, que por sua vez me fez também seu amigo.Assim crescemos e aprendemos que o verdadeiro amigo fala o que deve ser falado na hora certa, que o verdadeiro amigo não tem medo de ir contra você para não perder a amizade, que amigos podem ter opiniões diferentes e isso é ótimo, faz com que ambos tenham a chance de pelo menos por um instante ver as coisas sobre outro prisma.

Pr. Adélcio Ferreira.

Imprimir Artigo PDF

Enviar comentário

voltar para Mensagens

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||