Uma igreja sem graça, e a igreja emergente no século 21

Uma igreja sem graça, e a igreja imergente no século 21.

Amados irmãos não é com alegria que escrevo esta pequena crônica nesta madrugada do dia 18-11-2017. Porém ao ler os escritos do apóstolo Paulo aos romanos me deparo com alguém que zela para que a igreja do Senhor não incorra no erro de ser mal interpretada na forma de viver e de ser igreja. E em oração nesta madrugada , o Espirito Santo , acredito , me levou a esta argumentação e , a fazer este texto em torno do que presenciamos a cada dia que passa.Temos presenciado e visto homens sérios, amigos e líderes aderindo a um “evangelho” pobre, e mundano. Um evangelho onde se ordena (líderes,pastores,ministros etc), não para ensinar a igreja do Senhor a temer o nome de Jesus (Efesios 4) , nem a se santificar pelo uso da Palavra como padrão de vida (1 Pedro 2.1-2). Porém, alguns dentre nós têm sido ordenado para fazer humorismo evangélico. Isso mesmo , humor evangélico. Esta é a nova onda agora. Como se os púlpitos fossem o palco de um circo e a nave da igreja uma plateia ávida por animadores. Pessoas estas que falam de Deus, porém vazias, a quem, se faz necessário fortalecer suas emoções com zombarias das mais variadas espécies. Desde chacotas sexuais até mesmo as vergonhosas manifestações hilárias com os dons do Espírito Santo, e em forma de chocarrices até as mais variadas interpretações dos dons ministeriais como se estes fossem motivo de chacota. Encontramos tais " pastores, lideres , etc " nos púlpitos. E uma plateia enlouquecida pela carne e pelo desejo de ouvir linguagens obscenas e formas mundanas de piadas indecentes acerca de coisas espirituais, coisas estas as quais Cristo morreu na Cruz para que pudéssemos delas , nós, desfrutarmos. Paulo começa seu escrito a igreja de Roma, não sabemos quem ao certo fundou esta igreja, alguns dizem que foi o apóstolo Pedro,porém o que sabemos é que o apóstolo Paulo desejava estar com eles e distribuir,repartir com eles , ou ter entre eles algum fruto de seu ministério, (Rm1.13). Não que sejamos hostis, nem que não tenhamos momentos de lazer, porém quero fazer um paralelo em relação com esta igreja engraçada, ante do que é ser igreja na Bíblia. Alguém pode dizer e sei que irão dizer, que tem muito fundamentalismo nisso, que o cristão tem que ser alegre etc. E possível ser alegre sem zombaria, sem banalizar o que é santo e sagrado. Quer ser artista de circo, o seja quem quiser. Porém a igreja acredito eu, seja no Brasil , seja onde estiver. Ela possui um padrão. E este padrão está nas escrituras que exponho abaixo. Nos somos o único país que banaliza , e zomba de deuses, e por conseguinte o fazemos agora com o Deus da Bíblia. Tudo em nome do humor. Veja como está a nação brasileira. A solução para nós e voltarmos para Deus, colocar homens de valor bíblico para ensinar pessoas a serem sérias em seu proceder, e não levantar animadores de palco. Onde fazem com o que resta do cristianismo caiam em gargalhadas a cerca das coisas de Deus e da sua igreja. Judas 1.18 ...os quais vos alertavam: “Nos últimos tempos, haverá zombadores que seguirão as suas próprias e ímpias vontades. 
Vamos ver abaixo o que a Palavra nos diz por meio do apostolo Paulo.Ele começa esta carta nos mostrando e dando a saber a esta igreja gentia a seriedade do evangelho, do seu chamado e do chamado da igreja, ( Vs 1 - 3 -5 e 6).
Comparando o que ele O apóstolo Paulo, nos mostra aqui e em tantas outras cartas escritas por ele, e pelos servos do Senhor, nos tranquiliza acerca de nossa posição com relação ao que rejeitamos como evangelho nos dias atuais.
Vejamos alguns pontos que desabona este evangelho humorístico que tem sido gerado no coração de falsos mestres e apoiado por grande parte de líderes e cristãos no século 21.

1 - Rm 1.1 Paulo servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus. 
Vemos aqui algo tremendo da parte do Espírito Santo. Antes do chamado , precisamos ser servos. A palavra servo aqui é (doulos - um escravo , voluntário ou involuntário. Utilizado em sentido de sujeição), então podemos ver que o servo aqui não é aquele que faz sua vontade, nem a vontade do povo, mais a vontade daquEle que o arregimentou, (2Tm 2.4). Hoje em dia , muitos são servos das circunstâncias. Basta dizer que vai rolar alguns $$$$, e já se vende a doutrina. Muitos são movidos pela ganância, e na ânsia de ganhar algum, não defendem a Sã doutrina. São como Saul,procuram agradar ao povo.

2 - Chamado para ser apóstolo (Rm 1.1)... (Klêtos - da mesma origem de nomeado, ou um santo em especial chamado). Aqui Não está dizendo que alguém pode ir para internet , fazer um curso on-line e receber uma carteira de apóstolo, mestre, pastor etc. Aqui Paulo explica o que escreve aos Efésios no capítulo 4, a uns Deus deu...
Aqui Paulo mostra um adjetivo verbal de Kaleõ , consequentemente esta é uma palavra usada no novo testamento para figuradamente ser aplicada a alguém chamado para o reino de Deus. Podemos aqui mencionar também que é algo divino, para cuidar de coisas e princípios divinos, não deste mundo. Sobre quem obedece este chamado Paulo vai fazer referencia em dois sentidos. O chamado ao ministério, e o chamado aos santos, membros ou ovelhas do rebanho do Senhor, ( Rm 1. 6-7 / 1 Cor. 1.2,24).
No sentido de sua pessoa e chamado ao ministério temos aqui em romanos 1.1 , e ainda quando escreve aos Coríntios sua primeira carta, (1Cor.1.1).

3- Separado para o evangelho de Deus (Rm 1.1)...
Todas as qualificações acima tem um objetivo. O evangelho de Deus. Como estamos dizendo acerca deste evangelho humorístico, não posso compará-lo ao que Paulo ensina. Nem que estes ministros estão sendo separados por Deus, para tal evangelho humorístico. Isso é anti- bíblico. Vou mostrar por que. A palavra aqui utilizada do grego para separado é ( apharadzõ - afastado por meio de uma fronteira, excluir, cortar, afastar por meio de demarcação). Qual destas palavras poderia ser aplicada a estes ministros de humor gospel ou evangélico? 
Utilizando se de fórmulas mundanas , este estariam afastados do quê? Ou em que estão edificando a igreja , com estas performances mundanas? Não vejo eu particularmente nenhuma edificação bíblica , espiritual em todas estas manifestações, a não ser risos,gargalhadas e isto, aos montes. Fazendo uma segunda análise do propósito dá separação que Paulo aplica a si mesmo, e a ministros do evangelho. Separado para o evangelho de Deus ( euangelion / eu-angelion- trazer boas novas, se origina de eu / angellõ de proclamar , narrar . No novo testamento esta dizendo apenas as boas novas do evangelho de Cristo e a sua salvação. As boas novas sobre a vinda e a vida de Jesus como messias ( Mc 8.35/ 10.29/16.15/At 15.7). Nos textos de Paulo e Pedro esta palavra é empregada ao plano de salvação que o evangelho nos traz. Também é empregado a suas doutrinas, declarações e promessas, presentes e futuras.
Com relação a igreja, nos versículos 6 e 7 deste capítulo, Paulo diz que fomos chamados para ser Santos. Olha a A palavra chamados aí novamente, agora âncorada pela palavra Santos. A igreja do Senhor não está neste mundo para ser entretida. Mas , sim para servi-lo, e devemos fazer bem feito o nosso serviço, pois assim agradaremos o Senhor.

Conclusão do capítulo 1 dos escritos de Paulo aos romanos. 
Não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, (Rm 12.2). 
Nunca deveríamos ser um crente comum, se temos por certo que precisamos cumprir um chamado como Cristão e ministro deste evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Não podemos ser crentes de modismos, nem de invenções segundo as circunstâncias que nos cercam. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, deve ser rejeitado. Pois não fomos chamados para agradar a homens(At 5) , e sim à Deus. Aqueles a quem Deus chama,separa e envia, Ele mesmo capacita e supri. Não devemos amoldar-se as coisas e obras deste mundo , quem assim o faz, penso sinceramente que precisa rever seu chamado.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Adelcio Ferreira

Imprimir Artigo PDF

 

Enviar comentário

voltar para Mensagens

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||