Ministrações em vídeo

Culto de doutrina: Religião X Cristianismo

Introdução à Mensagem. O que é a religião – ou religiosidade= Crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência. - Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais e do invisível. - Organização de fé, e das questões de crença. - Segundo o Teólogo Langston é a maneira que encontramos para religar-se a Deus ou um Ser superior. - Budismo se difere da religião / budismo é arte de treinamento de melhoria das condições da mente. Outros dizem que é uma filosofia etc. Não tem um ser externo a quem possamos pedir. A responsabilidade é pessoal. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - O QUE DEFINIMOS COMO CRISTIANISMO OU O SER UM CRISTÃO.

Jesus ensina algo para Nicodemos o que devemos hoje assimilar aqui em nossa mensagem. - O primeiro ponto que Jesus requer ou enfatiza junto a fala de Nicodemos a seu respeito, não é lhe dar uma resposta. Mas lhe dirigir uma Máxima ou Axioma do seu ensino. (Premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração, porém ela mesma indemonstrável) - Acredito aqui que Jesus não quer mais um sistema religioso. A questão nascer de novo, implica em esquecer toda procedência religiosa. - Também pode se fazer consideração em começar novamente a viver, e este viver de uma maneira correta agora após Cristo. João 1. 11-14 - Isso não acontece com a religião. Nenhuma religião que eu conheça faz com que seus a débitos passem por este princípio. (O novo Nascimento – ou pela regra base do cristianismo em que precisam nascer de novo) Até podem nascer em uma outra vida / voltar a esta vida para aprimorar seus atributos morais etc.

3- A DECLARAÇÃO DE JESUS, MEXE COM O QUE NICODEMOS SABIA ACERCA DO ASSUNTO.

E logo ele já replica a fala de Jesus: Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? - Nascer de novo significa ter a oportunidade de recomeçar viver a verdadeira vida, ter uma nova chance, continuar nesta vida sem a condenação do pecado. - O termo nascer de novo foi e é muito utilizado na Bíblia, e também pela Igreja Cristã, como sinônimo de aceitar, receber os ensinos e o sacrifício de Jesus como propiciação pelos pecados em nós imputado. - Jesus responde a Nicodemos nos versículos 5 e 6.

4 – NO QUARTO TÓPICO DESTA NOITE, QUERO DIZER QUE JESUS NOS ENSINA MAIS UMA DIFERENÇA ENTRE RELIGIOSIDADE E CRISTIANISMO.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? João 3:8,9 - Aqui Jesus pode ter pretendido se expressar de várias formas, porém quero utilizar aqui o que Paulo escreve em sua 2 carta aos coríntios. De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido (Lei – Religiosidade – instituições com seus dogmas), um véu cobre os seus corações. (Não toques, não podes etc). Mas quando alguém se converte ao Senhor (Nasce de novo), o véu é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito e, onde há/está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. 2 Coríntios 3:15-17. - Só quem passou pelo processo do novo nascimento pode se deixar levar pelo Espirito de Deus. - A religiosidade não assume este papel de liberdade. A religiosidade é formulada em cima e em torno de dogmas e leis. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. (Colossenses 2:8 / vamos ler também versículos 20-24).

CONCLUINDO AMADOS, NÃO QUERO SER MUITO EXTENSO, AS DIFERENÇAS SÃO GRITANTES DO EVANGELHO COM A RELIGIÃO.

A religiosidade nunca nos dá a certeza do correto, do simples e maravilhoso ensino de Deus. A confiança, a certeza de perdão dos pecados, só é possível através do novo nascimento. Como Paulo diz o velho homem está sepultado com Cristo, (Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12). Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7 "A Bíblia diz que todos ficavam maravilhados com seu ensino,todos ficavam maravilhados porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade”. (Mateus 7. 28-29)

 

Igreja Batista da Provisão - Sede

Pr. Adelcio Ferreira

 

Enviar comentário

voltar para Ministrações em vídeo

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||