Ministrações em vídeo

Culto de doutrina:Vencendo a batalha espiritual contra o pecado e o diabo

 

Os 3 processos de libertação do pecado.

Graça e paz amados.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades... (Isaías 53:5)

Na hamartiologia estudamos a doutrina do pecado. Definimos como pecado o desvio e desobediência de Adão no Édem, que afetou toda raça. Na teologia (Um estado mal da alma).

Hamartiologia (do grego transliterado hamartia = erro, pecado + logós = estudo), como sugere o próprio nome, é a ciência que estuda o pecado e a sua origem e consequências, ou — se preferível — o estudo sistematizado do (pecado).

O QUE DIZEM OS IMPIOS SOBRE O PECADO: ( IDEIAS ERRÔNEAS)

Pecado, é uma invenção da igreja baseando-se nos ensinamentos judaicos cristãos, bem como o céu e o inferno, maneira pela qual a Igreja encontrou um método de colocar o medo na cabeça das pessoas para que as mesmas fossem sempre obedientes, para não haver contestações.

Pecado? É algo relativo, pois é muito pior você se arrepender por nunca ter feito algo, do que por tê-lo feito errado.  O pecado está nos olhos de cada um!

Pecado não existe. Uma questão de consciência, ela nos aponta.

Pecado para mim é cometer atitudes que prejudiquem alguém ou você mesmo.

- Romanos 6:1: Então, que diremos? Continuaremos no pecado, para que a graça abunde?

Romanos 6:2: De maneira nenhuma!

 

A Falsa Graça - A graça não é passaporte para viver na permissividade nem na perversão. A graça tem espinhos! Os espinhos da graça nos alertam que a nossa eleição é confirmada por uma escolha!

 

- Isaías diz que Jesus tinha a incumbência neste mundo de levar sobre si a culpa deste pecado (Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Isaías 53:5).

- Paulo confirma fazendo uma comparação real e logica: Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. (Rm5:17,18).

Na cruz foi pago o preço pela ofensa de Adão e de toda a raça.

E fazendo isso Jesus, coloca segundo a Bíblia uma condição para que seu sacrifício tenha efeito, ou seja valido sobre alguém.

Dentro da salvação oferecida por Cristo temos na bíblia descrito Então podemos aqui distinguir 3 tempos na nossa caminhada Cristã em que o passaremos pelo processo da Cruz ou pelo efeito deste processo, a crucificação de Cristo operante em nós.

----------------------------------------------------------------------

Vamos aos 3 pontos que as escrituras nos mostram

1/ Neste primeiro ponto entendemos que o pecado como CULPA que pesava sobre nós na cruz foi destruído. Todo crente em Jesus recebe perdão imediato após arrependimento e conversão a Cristo. O nome de desta etapa é a JUSTIFICAÇÃO. Deus nos declara justo diante dele, e é pela graça. Deus perdoou o seu passado.

- Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Hebreus 8:12

- A culpa diante de Deus deste (a) é retirada, a dívida foi paga. Não devemos mais nada, nenhuma condenação há para os crentes em Jesus. Veja o texto Bíblico:

- Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14).

------------------------------------------------------------------------------------

2/ Passamos para a segunda etapa da salvação uma vez efetuada.

A SANTIFICAÇÃO. O NOVO HOMEM / SEU NOVO MODO DE VIVER

- Porém o ser nova criatura não nos deixa sem cometer erros, ou sem pecar, ainda como crentes, estamos neste corpo do pecado. Por isso o crente ainda peca. O apostolo João diz em sua primeira carta:

- Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (1 João 1:8).

- Estamos no processo da santificação. Porém, o fato de ainda o crente pecar nos, não estamos mais escravos do pecado, pois o sangue de Jesus nos purificou de todo pecado.

- Mas, os efeitos da queda (pecado) ainda continuam agindo em nosso corpo mortal, porém não dominando o crente em Jesus. Veja o texto Bíblico.

- Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. (Romanos 6:6).

- Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. (Romanos 6:12-13).

----------------------------------------------------------------------------------

3/ A GLORIFICAÇÃO E LIBERTAÇÃO DEFINITIVA DO HOMEM

- Este terceiro tópico, ou se pudermos dizer: TERCEIRO PROCESSO DA LIBERTAÇÃO DEFINITIVA DO PECADO é o ponto mais esperado de todos nós cristãos, e quando iremos para o Senhor, seja por motivo da morte física, ou arrebatamento, e receberemos o corpo de Glória, semelhante ao corpo de Cristo nosso Senhor.

-Veja o que a Bíblia diz: E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (1 Coríntios 15:49).

- Ai neste novo corpo, o pecado será definitivamente aniquilado e também o seu aguilhão: (A morte). Teremos um corpo semelhante ao corpo do Senhor e viveremos para sempre com Ele.

- Veja como é importante ter este entendimento do mal, que o pecado causou a raça humana. Não conseguiremos se ver livre desta maldição enquanto ainda vivermos neste corpo.

- Por isso a Bíblia diz assim: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.1 João 1:7

- Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.1 João 2:1,2

 

Conclusão: Não há pecado que o Senhor não perdoe. Porém devemos viver longe do pecado, pois é um câncer e mata devagar.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58).

 

Deus abençoe.

Pr. Adélcio Ferreira

Site da Igreja : http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/

 

Enviar comentário

voltar para Ministrações em vídeo

left|left tsN fwB|left show fwR|c10|||login news c10 c05 fwR tsY b01 b02 bsd|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|login news c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|content-inner||